Para quem está iniciando no mundo da moda, especialmente nos bastidores, escolher o tecido certo para uma roupa parece ser uma missão impossível. Afinal, a grande variedade e a falta de experiência podem acabar nos conduzindo à valorização dos critérios errados. Muitas vezes, nos atemos à cor ou à estampa, mas nos esquecemos como avaliar o tipo do material, por exemplo.
Quer sanar suas dúvidas e saber quais são os critérios para avaliar diferentes tipos de tecido e escolher o ideal para as suas peças? Acompanhe o que preparamos para você!
Caimento
Antes de dar o próximo passo em busca do material ideal, procure imaginar a peça com o máximo de detalhes possível. Faça um desenho, observe os moldes e procure por referências de peças parecidas para observar qual é o volume desejado. Os tecidos responsáveis pela fluidez de um vestido de verão podem não ser tão eficientes ao constituírem um blazer para o outono, por exemplo.
Estação do ano
A peça que você está produzindo é para o verão, para o inverno ou para uma meia-estação? Para um tempo mais quente, a Viscoprime, a M.malha de algodão e o Cotton são ótimas pedidas, já que suas fibras absorvem bem o calor, permitindo passagem de ar.
Já para o inverno, indicamos tecidos mais quentes e de trama mais pesada, feitos em algodão e poliéster (confira nossas linhas de moletons: Moleton peluciado, Molifashion flamê, Moletom PP tinto e outros). As misturas das fibras naturais com as sintéticas também proporcionam aquecimento. Observe se os fios são espessos e se seguram bem o calor no corpo.
Orçamento
Há uma grande variação de preço entre as opções de tecidos considerados adequados para as suas peças. Versões sintéticas, como o poliéster, por exemplo, possuem um preço mais econômico, bem como as misturas. Os tecidos de algodão também têm preço acessível, com a especial vantagem de serem mais confortáveis e fáceis para costureiros iniciantes. Já um crepe de seda pode ser um investimento bem mais salgado.
Tecidos mais caros podem ser trocados por misturas, sem que isso prejudique a textura ou o conforto do tecido puro. Verifique atentamente o uso que o cliente dará à peça. Tenha especial cuidado com projetos que exigem mais trocas de calor e absorção de líquidos. Este é o caso de peças íntimas, roupas infantis e roupas de cama, que têm mais contato com as secreções do corpo.
Lembre-se também de que roupas esportivas não devem abrir mão de uma boa tecnologia! Confira a nossa Linha Fitness!
O caimento do tecido influencia diretamente no resultado da peça — é preciso que o tecido se alinhe às expectativas do modelo. Uma peça mais estruturada, por exemplo, exige um tecido mais encorpado e um pouco de rigidez. Modelos esvoaçantes, por outro lado, requerem leveza e fluidez. Tecidos mais firmes são mais volumosos. Por isso, é muito importante escolher um tecido que permita que as características mais importantes de uma peça sejam evidenciadas.
A trama também possui o poder de determinar o caimento. Além dela, o acabamento depois de tramado (com cera ou goma) pode influenciar diretamente na rigidez ou fluidez dos tecidos, bem como o uso de entretelas.
No entanto, saiba que nem todos os tecidos pesados são rígidos, e nem todos os tecidos leves são fluidos. Veja abaixo como podemos segmentar alguns tipos de tecido de acordo com o critério caimento:
Leves e fluidos: crepe georgette, musseline, chiffon, cetim, cambraia;
Leves e firmes: tricoline, organza, morim engomado;
Médios e fluidos: crepe de lã, crepe chanel, cetim grosso, flanela, lã fria;
Médios e firmes: brim, piquet, sarja acetinada, shantung, tafetá;
Pesados e fluidos: tricô, tweed, alguns tipos de lã e de veludo;
Pesados e firmes: brocado, jacquard, gorgurão, lona, cotelê, etc.
Quando um tecido é mal escolhido, a modelagem da peça pode ficar prejudicada por um caimento inadequado. Por isso é tão importante ter bons critérios para definir os tipos de tecido mais adequados para o seu projeto!
Se você gostou de nossas dicas e quer ficar sempre atualizado, receba as nossas novidades em sua caixa de e-mail. Assine a nossa newsletter e esteja sempre à frente!