Metodologias de produção são essenciais para garantir maior lucratividade e competitividade no mercado, e o método Kanban é um dos sistemas mais famosos de todo o mundo. Mas será que qualquer fábrica pode adotá-lo para se tornar mais produtiva? É claro que isso depende de vários fatores, mas, teoricamente, não há nada que impeça uma indústria de colher os frutos deste sistema.
Entenda melhor como funciona o método Kanban e como ele pode ajudar a sua produção industrial!
O que é o método Kanban?
Kanban é uma palavra japonesa que significa “cartão”, “tabuleta” ou “quadro indicador”. O método tem este nome por causa dos cartões utilizados para controlar fluxos logísticos e de produção, os itens mais característicos deste sistema.
Origem do método Kanban
Seu surgimento ocorreu na década de 1950, com uma visita de dois funcionários da Toyota aos Estados Unidos, que procuravam ideias e sistemas de produção que eles pudessem implementar na sua terra natal. E em um supermercado, eles observaram a reposição de mercadorias na medida em que os clientes os retiravam das prateleiras, como se uma coisa “puxasse” a outra.
As técnicas observadas foram então desenvolvidas por executivos da Toyota dando origem ao método Kanban. Posteriormente, Taiichi Ohno e Sakichi Toyoda integraram o Kanban ao Sistema Toyota de Produção, mais conhecido em todo o mundo como “Just In Time”.
Metodologia visual de cartões coloridos
A base do método está no uso dos cartões coloridos, os Kanbans. Esses cartões controlam todo o fluxo de mercadorias e insumos entre as fábricas, fornecedores e clientes. Às vezes, são usadas caixas coloridas que fazem o papel do cartão no controle de produção.
São basicamente dois tipos de cartões: o Kanban de Produção, que indicam a necessidade de reposição das mercadorias, e o Kanban de Movimentação, ligados ao fluxo de mercadorias entre cliente e fornecedor.
Quais as vantagens do método Kanban?
A metodologia dos cartões ou caixas coloridas se baseia no fluxo de insumos ou mercadorias de um ponto a outro. Por exemplo, quando o cliente leva o produto para casa, um Kanban de Produção fica no caixa, que o retorna para o estoque, indicando a necessidade da reposição daquele produto.
Este controle da demanda de reposição/produção de mercadorias tem uma série de benefícios para confecções e fábricas de vestuários em geral. Primeiro, o Kanban identifica a necessidade da produção a partir da demanda gerada pelos clientes, reduzindo a necessidade de estoques, o que reduz custos de armazenamento, aumenta o controle e evita o “encalhe” de certas peças com menor saída.
Além disso, este método faz com que sua confecção produza em maior quantidade apenas aquilo que é necessário e que os clientes estão comprando. Sua estrutura se dedica apenas à produção de itens que possuem verdadeira demanda, privilegiando a competitividade e lucratividade da sua empresa.
Eficiência é tudo!
O sistema Kanban tem o poder de organizar e tornar sua fabricação muito mais controlada e eficiente. Para obter todos os benefícios deste método, sua confecção também precisa contar com um fornecedor de qualidade, apto a cumprir os requisitos necessários para que a sua empresa seja sempre produtiva.
Curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro das nossas dicas e novidades!