Uma gestão otimizada de estoque garante compras mais assertivas, melhores resultados em vendas e faz com que todo o capital de giro disponibilizado para as aquisições de novos materiais seja bem aplicado, gerando ótimos retornos para a empresa.
Contudo, fazer essa gestão nem sempre é uma tarefa simples. Portanto, decidimos oferecer, no post de hoje, algumas dicas que podem contribuir para aprimorar ainda mais os seus controles. Quer saber quais são elas? Então, confira conosco a seguir!
Esteja por dentro das tendências de mercado
O que o comportamento do mercado tem a ver com o estoque de confecção? Muita coisa! É através dessa análise das principais tendências que você pode fazer uma previsão de demanda e conseguir antecipar à procura dos clientes. Com isso, você passa a realizar compras mais assertivas e tem uma garantia maior de que seu estoque irá suprir as necessidades dos consumidores.
Entretanto, vale lembrar que a previsão de demanda também envolve histórico de períodos anteriores e fatores como sazonalidade, uma vez que até o clima pode influenciar na procura por determinado tipo de tecido.
Regule a quantidade do seu estoque
Para fazer uma gestão otimizada de estoque, o ideal é estabelecer limites de máximo e mínimo. Enquanto o estoque mínimo deve ser calculado com base nas vendas e o período que o seu fornecedor leva para entregar novos pedidos, o estoque máximo deve ser calculado a fim de evitar que seu estoque fique cheio, comprometendo o espaço e arriscando parte do capital que foi utilizado na compra desse item.
Esse controle de quantidades mínimas e máximas ajuda a organizar melhor o estoque, evitando que alguns itens faltem ou sobrem, prejudicando o desempenho do setor.
Faça controles de movimentação
Nem sempre controlar o estoque de confecção é simples, mas, sem nenhum controle, os riscos de prejudicar a saúde financeira do seu negócio só aumentam. Um dos principais controles que deve ser realizado é o de entradas e saídas.
Você pode fazer esse controle por quantidade de tecido, por rolo ou por qualquer outro método que seja mais adequado à sua gestão. O importante é saber exatamente quanto foi comprado e está entrando e o quanto foi vendido e está saindo do estoque. O ideal é que esse controle seja feito através de medidas iguais, tanto para o recebimento, quando para as saídas.
Faça inventários periódicos
Os inventários, além de ajudar a ter uma visão melhor sobre os itens que estão em estoque e suas quantidades, permitem também entender se existe algum problema de gestão interna e se algum item ficou obsoleto e não precisa mais ser comprado.
Portanto, se quer melhorar ainda mais a gestão do seu estoque, não deixe de fazer a contagem periódica dos materiais e conferir com as quantidades informadas nos controles.
Vale sempre lembrar que o estoque de uma empresa nada mais é do que dinheiro empregado em materiais. Portanto, é sempre importante dar atenção para essa área e buscar alternativas que contribuam para melhoraria da gestão e o aprimoramento dos resultados da empresa.
O que você achou desse post? Algumas dessas dicas você já coloca em prática na sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários e conte com a Malharia Indaial para esclarecer suas dúvidas!