O mundo fashion pode parecer leve e glamouroso para quem vê de fora, mas quem está inserido nesse contexto, sabe que no dia a dia nem só de flashes vivem os fashionistas. Como em todo setor e toda profissão, existe muito trabalho por trás de cada produto feito. A roupa pendurada nas araras das lojas só chegou lá devido a extensa pesquisa, experimentos, estudos e muita atenção de uma equipe focada na criação de uma nova coleção.
E o que exatamente seria uma coleção? Não se trata de produtos soltos que foram colocados juntos de maneira aleatória. Uma coleção, geralmente, envolve uma temática, um conceito central que norteará a criação das peças. Esse assunto pode ser um lugar, uma pessoa, um livro, um fato histórico, um sonho, um artista, um desejo, enfim, pode ser qualquer coisa que renda um desdobramento interessante e vendável.
Importante salientar que existem diferentes formas e conceitos na criação de coleções, mas via de regra, depois da temática definida, existem alguns pontos a serem seguidos que funcionam para a criação de uma nova coleção. E para te orientar melhor em como produzir uma coleção, listamos no post de hoje 3 dicas que embasam o projeto de elaboração de forma focada e direcionado a fim de obter os resultados esperados. Acompanhe a seguir!
Hora da pesquisa
Antes de qualquer coisa, é preciso sentar-se na frente do computador e pesquisar até cansar. Analise quais são as tendências futuras para não criar nada longe da necessidade e desejo do mercado. Existem portais interessantes que oferecem este tipo de informação, como os sites das revistas Vogue ao redor do mundo e sites focados em pesquisa, como o WGSN, sendo o primeiro aqui citado, gratuito, e o segundo disponível para assinantes.
A pesquisa não fica apenas dentro do escritório. É interessante viajar, ver o que tem sido produzido e consumido em outras cidades, países e continentes. Além de ser fundamental olhar objetivamente para a própria marca e deixar as respostas para questionamentos como “Quem é o meu cliente?”, “Quantos anos ele tem?”, “Qual é o seu poder de compra?”, “Quais são seus interesses e seu estilo de vida?” bem definidas.
Temática
Após concluir as pesquisas, é preciso definir o tema. Como dito acima, existe um mundo infinito de inspirações. Portanto, escolha a que parecer melhor para a identidade de sua marca e para o seu cliente. Quando isso estiver definido, será necessário trabalhar os “sub temas”, como o estudo da paleta de cores e desenvolvimento de estampas. Este é o foco da Malharia Indaial, fazer com que todas essas informações coexistam de forma harmônica dentro da coleção de estampados, como que se completassem umas às outras. Para uma melhor visualização, nossa equipe de estilo costuma fazer grandes painéis com um brainstorming fotográfico, de tecidos, de cores, frases. Tudo que provoque a inspiração.
Croquis
É chegado um dos momentos preferidos de muitos estilistas: o desenho e modelagem dos croquis, que são protótipos das peças da coleção. Aqui é que tudo começa a tomar forma realmente. São desenvolvidos os modelos de todas as peças a serem confeccionadas para testes e ajustes, já entrando na etapa da modelagem. Muitas delas podem acabar sendo descartadas ou alteradas. Outras tomam forma exatamente como estavam no papel e na cabeça dos estilistas. Depois que ocorre a aprovação de todos os protótipos desenvolvidos na fase anterior, as peças serão produzidas em larga escala e a sua coleção está, finalmente, pronta!
Agora que você entendeu melhor o processo de uma nova coleção, mãos à obra! Caso ainda tenha alguma dúvida ou queira fazer algum questionamento, comente o post e venha participar da conversa.