Responsabilidade Social: o que fazer com as sobras de tecido?

02

A sustentabilidade virou item obrigatório na agenda de qualquer profissional que queira se sobressair no mercado, inclusive no mundo da moda. Projetos de reciclagem, ajuda a cooperativas, estímulos à produção local e com insumos orgânicos ajudaram a construir a nova cara da indústria têxtil, que exposta por produções como “True Cost” e iniciativas como o Fashion Revolution, precisa deixar seus métodos tradicionais no passado. Prova disto são as iniciativas de responsabilidade social com as sobras de tecidos. Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe!

Qual é a importância da responsabilidade social para as empresas do setor têxtil?

Responsável pelo uso de 25% dos pesticidas no mundo, contaminação de água, solo e comunidades locais, além de consumir grandes volumes de água e ser responsável por grande parte da mão de obra em condições análogas à escravidão, a indústria têxtil só fica atrás da indústria petroleira em grau de impactos socioambientais negativos.

O desperdício relacionado aos resíduos têxteis produzidos no corte das peças é de 22%, de acordo com alguns estudos — o algodão leva um ano para se degradar em condições ideais. O couro, porém, leva até um século para biodegradar, contendo resíduos perigosos e não degradáveis, como o cromo. Diversos destes resíduos são descartados em aterros, contaminando lençóis freáticos, sendo que estes mesmos resíduos têxteis podem ser reutilizados ou reciclados quase totalmente, desde que não sofram contaminações durante a fabricação.

Por isso, tomar atitudes para uma produção mais ética e limpa não só é um diferencial de mercado como também tornou-se um dever. Aos poucos, novas atitudes trazem soluções criativas, sustentáveis e, tão importante quanto, atraentes ao olhar do consumidor.

Quais são as possibilidades das sobras de tecido em políticas de responsabilidade social?

Moleskines denim

A ideia de fabricar papel a partir de restos descartados de algodão partiu da empresa Moinho, representada por Manuel, que transforma o material em diversos produtos, como álbuns, cadernos e embalagens. Atualmente, as sobras de tecido nas fábricas são incineradas, o que gera uma grande emissão de gases poluentes na atmosfera.

 

Banco de Tecido

Criado pela figurinista e cenógrafa Lu Bueno, o Banco de Tecido busca oferecer sobras de boa qualidade de materiais que foram usados por ela e por colegas de profissão em suas criações. De acordo com Lu, havia mais de uma tonelada de tecidos acumulados em 25 anos de carreira, problema compartilhado com seus amigos que também atuam na área. As sobras são vendidas a 45 reais o quilo, independentemente da qualidade do material. O acervo conta também com materiais exclusivos e em estilo mais vintage. O Banco de Tecido também recebe doações de tecidos, que podem ser usadas como créditos de compra na loja.

Sustentabilidade e geração de renda

Inspirada nas criações em patchwork produzidas por Dona Adelina com sobras de tecido, a Dudalina construiu uma parceria com o Instituto Socioambiental Adelina Clara Hess de Souza para arrecadar retalhos para projetos de geração de renda. O projeto, batizado com o nome da fundadora da empresa, começou em 2005 e busca doar matéria-prima e capacitar comunidades carentes no Brasil para gerar renda e promover a inclusão social. Neste projeto também são criadas sacolas sociais, vendidas para empresas e para a comunidade, contribuindo também para a redução do uso de sacolas plásticas. 52,9 toneladas de retalhos já deixaram de ir para o lixo graças a este projeto.

Meias do Bem

Os tecidos descartados não precisam estar novos para renderem boas ações. Prova disto é a campanha Meias do Bem, da Puket, que arrecada meias usadas para a confecção de cobertores, doados a moradores de rua. Este mesmo projeto também leva meias novas a populações carentes. Para contribuir, basta levar meias limpas de qualquer marca a um posto de recolhimento da Puket (veja a lista aqui). Desde que o projeto nasceu, já foram doados mais de 10.000 cobertores e 10.000 pares de meias novas. Aproximadamente 10 toneladas de resíduos têxteis já foram reciclados.

E você, gostou de nossas dicas de projetos de responsabilidade social que dão novas caras às sobras de tecidos? Conhece algum projeto socioambiental inspirador? Compartilhe com a gente na caixa de comentário

Categories: