Uma das coisas mais importantes para quem está desenvolvendo peças de roupas é saber como trabalhar a modelagem de forma eficaz, otimizando moldes e utilizando as modelos de prova corretamente. Um dos principais pontos a ser observado é que, de fato, há uma grande diferença entre as proporções do corpo na vida real e nas passarelas. Quando falamos de desenhos e croquis, as medidas são mais diferentes ainda, já que ali o objetivo é representar melhor os modelos — que, geralmente, são acima da média de altura. Com o objetivo de passar dicas para você não errar na modelagem, elaboramos o post de hoje com excelentes dicas. Acompanhe!
De olho nas proporções
Na arte, as proporções do corpo são medidas em cabeças. O valor médio é de cerca de 7, 7/5 cabeças, incluindo a real. No entanto, na moda, as proporções do corpo são alongadas a fim de representar melhor os modelos que estão acima da média de altura. Devido a isso, os números tornam-se de oito a dez cabeças de altura. É importante conhecer seu público para decidir qual a melhor proporção a ser utilizada.
Decida a melhor pose para o seu croqui
O modelo para seu projeto, chamado de croqui, deve ser elaborado em uma pose que mostrará os itens da melhor maneira possível. Você pode mostrar o modelo andando, sentado ou em qualquer outra posição. Se você estiver começando agora, você pode utilizar a pose mais comum, que mostra um modelo em pé ou caminhando sobre uma passarela. Isso é mais fácil de desenhar e permitirá que você ilustre todos os seus projetos com mais clareza.
Passando do molde para a confecção
O molde deve ser fiel ao que você deseja produzir e desenhou. Com base nos seus croquis, é hora de ampliar as medidas para fazer moldes proporcionais. Aqui é importante entender qual é o seu público e quais as medidas aproximadas que ele tem. Você deve definir se seguirá padrões ou fará algo diferente, um pouco mais diferenciado.
Escolhendo o modelo de provas
Os modelos de provas são essenciais na sua confecção. Eles precisam ser bem similares ao seu público. De nada adianta fazer roupas para pessoas mais gordinhas se o seu modelo de provas for esguio. A modelagem é fundamental para que você consiga um resultado satisfatório à produção das suas roupas, inclusive proporcionando formas de economizar no processo de proporção, já que você estará trabalhando com medidas mais exatas, evitando o desperdício.
Compreenda a indústria da moda
A indústria da moda muda rapidamente. Para você ter sucesso no negócio de produção de roupas, você deve entender completamente os seus clientes e seu gosto. É preciso também que você tenha a capacidade de prever tendências através de estudos e análises antes mesmo delas atingirem o mercado. O mais importante é que você deve ser criativo e flexível em suas táticas. De forma a conhecer melhor o gosto do seu cliente, é preciso realizar pesquisas de mercado a fim de entender seus gostos, preferências e expectativas.
Esteja atento aos detalhes
Quando se trata de roupas finas e de alta qualidade na alfaiataria, existem algumas peças de vestuário que recebem a maior parte da atenção, claro, merecidamente. O terno, a camisa, calçados, até mesmo acessórios, especificamente a gravata são alguns desses modelos.
De olho na escolha do tecido
Na hora de fazer uma modelagem de alguma roupa é preciso ficar atento ao tecido que aquela peça será confeccionada, já que cada um tem um caimento diferente e técnicas de corte e costuras particulares.
Escolha do alinhamento
Normalmente, aconselhamos contra linhas simétricas, principalmente no ombro, criando simetria em linha e mostrando um nível de atenção aos detalhes que, muitas vezes, não é visto. As listras do corpo continuam ininterruptas através do bolso e do corte da frente.
É importante olhar o que você está tentando criar e focar até o último detalhe como forma de garantir uma boa modelagem. Concentre-se nos elementos de seu design que são únicos e inclua acessórios adequados para que o estilo que você está propondo seja claro.
Caso ainda tenha dúvidas ou questionamentos sobre o tema, deixe o seu comentário e venha participar da conversa.