O consumo hoje está cada vez mais relacionado ao ato de comprar levando em consideração as nossas necessidades. E apesar do consumidor se manter contido nos gastos, quando decide comprar, quer qualidade, preço, novidade e estar na moda. E as lojas e marcas que estão atentas a tudo isso têm tido sucesso nos negócios.
Essa nova era de consumidores tem em mente que qualidade, relacionada a acabamento, caimento, corte e tecido, é mais importante do que quantidade.
Vamos entender um pouco mais sobre cada quesito que cativa o olhar do consumidor.
- TecidosA qualidade de tecido sempre foi um ponto importante na decisão de compra na maioria das marcas de vestuário. O tecido de uma roupa é uma das coisas que mais determinam sua qualidade e durabilidade, e está diretamente ligada a satisfação que irá causar no consumidor. Para ser mais assertivo o consumidor avalia as características físicas do produto, características temporais, como durabilidade, se não amassa e se é agradável ao toque por exemplo.
-
Costuras e acabamentosA costura é a estrutura da roupa. É ela quem vai ajudar a determinar a durabilidade da peça e a maneira como ela vai ficar no corpo. Já os acabamentos, são notados nos detalhes como, por exemplo, zíper, bolsos, recortes e botões. O consumidor avalia se está tudo ajustado, se não sai fio, e se é uma confecção bem trabalhada, o que no geral deve deixar a peça com ar de bem apresentada e alinhada.
- Design e ModelagemOs produtos básicos deram lugar aos produtos inovadores e diferenciados. Dentre os artigos escolhidos pelos consumidores observou-se um aumento na procura por produtos com apelo mais jovem, despojado, diferente, sexy ou romântico. Enquanto que os produtos básicos, clássicos, sérios e tradicionais perderam atratividade. Os consumidores levam em conta nesse quesito características como gosto, aparência e praticidade. E está muito ligado as novidades e tendências que estão sendo ditadas no momento.
- Novidades e tendênciasA tendências desempenham um papel importante na moda e podem ser considerados como direcionamentos do que a moda pode nos oferecer nos dias atuais. E para os brasileiros, os ícones de moda são personificados nas atrizes, atores, cantores, apresentadores de TV e jogadores de futebol, que estão aparecendo mais constantemente e influenciando na mídia.
No vestuário uma tendência pode ser um estilo, uma cor, uma estampa ou uma modelagem que começa a ganhar visibilidade e aceitação do público em geral.
- A marcaA maioria dos consumidores afirmam que a marca é decisiva na escolha de um produto. Dentre as razões alegadas para a escolha da marca destacam-se a identificação do consumidor com a imagem e o estilo das roupas que a marca oferece, o poder que essa marca tem de despertar desejo e satisfação ao comprar seus produtos e o conforto ao vestir. Visto que o consumidor moderno espera uma relação mais próxima com as marcas de que consome, criando uma reputação e um histórico positivo que o ajude a decidir por algo que confie e acredite ser bom.
- Preços justosQue todo mundo gosta de promoção é verdade, mas quando falamos em produto, ele deve ter um preço acessível, não necessariamente barato, mas que caiba no orçamento do consumidor. É sempre bom entender que melhor preço nem sempre quer dizer menor preço, afinal temos o fator de valor agregado que é um elemento diferencial de um produto, onde o consumidor considera pagar um valor maior mas que considera justo pagar por ele. E apesar de dar preferência ao preço, os brasileiros se mostram dispostos a pagar mais por uma peça de roupa se ela tiver um valor agregado diferenciado.
No dia a dia da moda a pesquisa tem um importante papel de revelar conceitos e novas propostas de vestuário, atendendo cada vez melhor os anseios e necessidades do consumidor, trazendo um grande diferencial paras as marcas que buscam destaque no mercado cada vez mais competitivo.
Qualquer dúvida vale a pena perguntar e pesquisar, as chances de se arrepender de uma compra bem feita são poucas.